quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Surgimento do Forró

  Forró tem origem nordestina, é uma festa popular brasileira, e é a dança praticada nestas festas, conhecida também por arrasta-pé, bate-chinela, fobó, forrobodó. Tradicionalmente é tocado por trios compostos de um sanfoneiro, um zabumbeiro e um tocador de triângulo.
  O forró possui semelhanças com o toré e o arrastar dos pés dos índios, com os ritmos binários portugueses e holandeses e com o balançar dos quadris dos africanos. A dança do forró tem influência direta das danças de salão européias. É um ritmo democrático, de influências indígenas, africanas e européias, que encanta pessoas de todas as idades e classes sociais, não só no Brasil, mas em todos os lugares do mundo.

  O forró tornou-se um fenômeno pop em princípios da década de 1950. Em 1949, Luiz Gonzaga gravou "Forró de Mané Vito", de sua autoria em parceria com Zé Dantas e em 1958, "Forró no escuro". No entanto, o forró popularizou-se em todo o Brasil com a intensa imigração dos nordestinos para outras regiões do país, especialmente, para as capitais: Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.

  Nos anos 1970, surgiram nessas e noutras cidades brasileiras, "casas de forró". Artistas da nossa terra que já faziam sucesso tornaram-se consagrados (Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Trio Nordestino, Genival Lacerda) e outros surgiram.
Depois de um período de desinteresse no ano de 1980, o forró ganhou novo fôlego do ano de 1990 em diante, com o surgimento e sucesso de novos trios e artistas de forró.

Etimologia

  O termo "forró", segundo o folclorista potiguar Luís da Câmara Cascudo, estudioso de manifestações culturais populares, vem da palavra "forrobodó", palavra de origem bantu (Tronco linguístico africano, que influenciou o idioma brasileiro), que significa: arrasta-pé, farra, confusão, desordem.

  Na etimologia popular (ou pseudoetimologia) é frequente associar a origem da palavra "forró" à expressão da língua inglesa for all (para todos). Para essa versão foi construída uma engenhosa história: no início do século XX, os engenheiros britânicos, instalados em Pernambuco para construir a ferrovia Great Western, promoviam bailes abertos ao público, ou seja, for all. Assim, o termo passaria a ser pronunciado "forró" pelos nordestinos. Outra versão da mesma história substitui os ingleses pelos norte-americanos e Pernambuco por Natal do período da Segunda Guerra Mundial, quando uma base militar dos Estados Unidos foi instalada nessa cidade.

  A Versão mais verossímil, apoiada pelo próprio historiador Câmara Cascudo, é a de que Forró é derivado do termo africano forrobodó e era uma festa que foi transformada em gênero musical, tal seu fascínio sobre as pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário